segunda-feira, 11 de julho de 2011

Edema Linfático


A definição de edema parece simples assim:
"Edema (inchaço) é a saída ou extravasamento de líquidos dos vasos sanguineos ou linfáticos para o interstício (entre os tecidos e músculos)."

Pois é, mas nós mulheres sabemos mais do que ninguém que inchar de 1 a 5 quilos todo mês é péssimo!!!
 
* O Edema Comum : É composto de água e sal, quase sempre é generalizado, qualquer pessoa pode ter, nas mulheres é comum no período pré-menstrual..

* O Linfedema : É o edema cuja formação deve-se ao acúmulo de linfa. Ele ocorre nos casos em que os canais linfáticos estão obstruídos ou foram destruídos, como nas retiradas de gânglios na cirurgia de câncer de mama. O esvaziamento ganglionar facilita o surgimento do edema no braço. Outro exemplo de linfedema é a elefantíase, que se acompanha de grande deformação dos membros inferiores.

* Mixedema : É outro tipo de edema de características especiais por ser duro e com aspecto da pele opaca, ocorrendo nos casos de hipotireoidismo. No mixedema, além da água e sais, há acúmulo de proteínas especiais produzidas no hipotireoidismo.


Vai aqui uma pergunta comum de todas as minhas clientes:
Como reconhecer sinais de inchaço/EDEMA???
Observe:
- Qdo tira os sapatos ou meias os pés estão marcados???
- Qdo tira a roupa a pele está marcada??
- Essas marcas demoram a sumir?
- E os contornos ósseos como os joelhos, maléolos (ossos ...do tornozelo) estão visíveis???

Se respondeu SIM procure ORIENTAÇÃO, essa situação pode causar prejuízos como dores na pernas, diminuição da movimentação(rigidez), coceira, má circulação, rigidez nas paredes dos vasos, aumento das chances de infecção no local e até mesmo úlceras na pele.
 Orientação de profissionais da área da saúde como médicos (Ginecologistas, Endócrinologistas, Vasculares) e fisioterapeutas !!!

2 comentários:

  1. Como surgiria linfoedemas secundário nas partes inferiores ? Mande resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi sua pergunta, poderia explicar melhor qual sua dúvida?

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...