segunda-feira, 11 de julho de 2011

Drenagem Linfática

A Drenagem Linfática Manual é conhecida para tratar a celulite e o edema, o famoso INCHAÇO, mas também é utilizada em diversas indicações terapêuticas tais como:
· Linfoedema Primário e Secundário
· Linfoedema do Braço Pós - Mastectomia (Retirada da Mama)
· Edemas pós-operatórios e pós - traumáticos
· Problemas Circulatórios
· Pós - Cirurgia plástica
· Pós - Lipoaspiração
· Sinusite, Rinite e Otite
· Varizes e pernas cansadas
· Edemas da Gravidez
· Enxaquecas
· Atrose, Artrite, Gota
· Tendinites
· Celulite



"O sistema linfático é uma rede complexa de órgãos linfóides, linfonodos, ductos linfáticos, tecidos linfáticos, capilares linfáticos e vasos linfáticos que produzem e transportam o fluido linfático (linfa) dos tecidos para o sistema circulatório. O sistema linfático é um importante componente do sistema imunológico, pois colabora com glóbulos brancos para proteção contra bactérias e vírus invasores.
O sistema linfático possui três funções interrelacionadas: (1) remoção dos fluidos em excesso dos tecidos corporais, (2) absorção dos ácidos graxos e transporte subsequente da gordura para o sistema circulatório e, (3) produção de células imunes (como linfócitos, monócitos e células produtoras de anticorpos conhecidas como plasmócitos).
Os vasos linfáticos têm a função de drenar o excesso de líquido que sai do sangue e banha as células. Esse excesso de líquido que circula nos vasos linfáticos e é devolvido ao sangue chama-se linfa." Wikipédia



A drenagem linfática é um tipo de massagem muito peculiar, deve ser feita por fisioterapeutas, pois tem a forma, sentido, pressão e velocidade ideal de aplicação, para isso é necessário noções de fisiologia e anatomia. É necessário conhecer a técnica aplicada, para que seja garantida a saúde do paciente e a eficácia do procedimento.



É importante dizer que não há nenhuma pesquisa, NADA que comprove, que técnicas de massagem que emagreçam ou reduzem gordura localizada, o que a drenagem faz é redução do edema, ou seja, diminui o inchaço, preservando o sistema circulatório e linfático, quanto mais inchado o paciente estiver mais vai haver redução vivível de medidas
O sistema linfático é delicado e se rompe muito antes de um um capilar sanguíneo,  quando um capilar sanguíneo se rompe o sangue extravasa e forma uma mancha roxa (equimose) já quando um capilar linfático se rompe... a linfa é transparente e esse extravasamento não é visível.
Lesões constantes do sistema linfático causadas por massagens agressivas pode causar um EDEMA crônico, já que o sistema linfático não tem tempo suficiente para regeneração, imagina um indivúduo que faz este tipo de massagem duas vezes por semana por três meses... fazendo lesões constantes do sistema circulatório e linfático.
Essas pessoas que fazem "massagem emagrecedora " ou que são muito fortes, prometem redução da gordura, clientes que sentem dor, ficam cheias de marcas roxas e acham que é normal e que isso vai acabar com a gordura localizada ou celulite, esse tipo de massagem pode ainda estimular a flacidez de pele.
Leia mais sobre flacidez de pele em:

Já li cada coisa apavorante em revistas de beleza e na internet que influenciam as pessoas de forma errada e com risco para a sua saúde, vamos procurar orientação antes de sair seguindo modismo a cada verão, por favor preserve sua saúde, não queira ficar bonita ou magra a qualquer custo!!!

Mais informações na publicação "Edema Linfático", Cique no link:
http://daniborgesfisio.blogspot.com/2011/07/edema-linfatico.html


3 comentários:

  1. Realmente não tem comparação quando a drenagem é feita por um fisioterapeuto do que com um outro profissional qualquer. Além de estética, o bem-estar é incrivel!!!
    Beijo Deborah (www.balancinha.com)

    ResponderExcluir
  2. Dra tive que retirar um tumor cancerigeno que estava alojado na pele na parte interior da coxa o tumor teve de ser retirado com margens amplas o que resultou na resecção de vasos linfaticos que ficavam naquela região, agora no pos cirurgico na ferida operartoria fica saindo um liquido transaparente semelhante a agua sem cor e sem cheiro segundo o medico isso é a linfa que ainda esta saindo pelos vasos que foram cortados e que devo aguardar que estes vasos fechem para que este liquido pare de vazar gostaria de saber em quanto tempo esses vasos linfaticos danificados se fecham? notei tbm que minha perna depois da cirurgia ficou bem mais inchada a drenagem linfatica resolve esse problema? desde ja agradeço pela atenção

    ResponderExcluir
  3. Olá, "Anônimo",

    Difícil responder questões tão delicadas pela internet, principalmente porque além das informações serem parciais também não estou te vendo para uma anamnese (avaliação) correta,
    O que posso te adiantar é que seu tratamento fisioterapeutico irá depender do tipo do tumor que foi retirado, e da sequencia do seu tratamento médico(quimioterapia ou radio),
    a fisioterapia pode sim fazer várias intervenções por você, tudo será analisado e acompanhado pelos profissionais que te tratarão, seu médico e seu fisioterapeuta, conforme a indicação e experiência de cada um,
    Obrigada pelo interesse e confiança,
    Daniela Borges

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...