domingo, 10 de julho de 2011

Postura ao dormir



Sabe aquela história de que uma pessoa de 60 anos passou 20 anos deitada??? Pois é... verdade!!!
Pesquisas apontam que 90% dos problemas de dores de cabeça, torcicolos, dores na nuca, dores lombares e musculares são decorrentes de noites mal dormidas em colchões inadequados.

As causas mais comuns de dores nas costas são, normalmente, uma combinação de fatores como sobrecarga ou esforço físico extra, posturas incorretas, obesidade, sedentarismo e estresse.

Como podemos que eliminar esses riscos de dores nas costas?
Cuidar de nossa postura no dia a dia durante as nossas atividades, aquelas em que permanecemos por muito tempo como no trabalho (laborais) e durante o sono é muito importante, prevenindo não só os sintomas mas lesões irreversíveis como diminuição de espaço articular (entre uma vértebra e outra) ou até uma hérnia de disco.
Durante o sono as melhores posições são decúbito dorsal (barriga para cima) e lateral (lado direito ou esquerdo), quem quer evitar dores nas costas deve evitar dormir de barriga para baixo.
O tipo de colchão e o travesseiro também devem ser observados. O colchão ideal é o semi-rígido, que mantém as curvas naturais do corpo quando deitado. O travesseiro ideal para quem dorme de barriga para cima é o baixo, já para quem dorme de lado a altura deve ser igual a altura do ombro.
A escolha infeliz desses itens podem detonar a coluna, resultando em noites mal dormidas, dias improdutivos de trabalho e até uso indiscriminados de remédios para dor. Não é incomum ouvir de pacientes aquela frase “Acordei parecendo que um caminhão passou sobre mim”, isso porque posições incorretas levam a contratura muscular, dos músculos das costas e do pescoço, isso é como se o músculo se contraísse e esquecesse de descontrair por toda a noite e quando acordar esse músculo que se esforçou a noite toda estará muito dolorido.
Em qualquer posição para dormir lembre-se que a postura ideal é aquela que mantém o alinhamento fisiológico (natural) de sua coluna, sem torções ou curvas acentuadas.

A coluna deve assumir uma posição linear – o que proporciona o relaxamento dos discos de cartilagem, o corpo tem que ter descanso suficiente para proporcionar a migração de água do corpo da vértebra para o disco, especialmente para o núcleo pulposo. O núcleo é composto na sua maior parte de água que sob pressão constante do dia faz uma migração de parte de seu conteúdo para o corpo da vértebra, durante o sono, onde a pressão diminui e os músculos estão relaxados, o processo se inverte. Ou seja, a água migra do corpo da vértebra para o núcleo fazendo o caminho de volta e a recuperação necessária. Daí a importância das horas de sono em boa posição no que se refere à manutenção do disco intervertebral. Sendo assim, a nossa estatura pela manhã costuma ser maior em até 2 cm se comparada com o final do dia.
Na posição lateral o travesseiro na altura do ombro é útil para que seu pescoço continue mantendo a posição alinhada de sua coluna, o travesseiro entre as pernas mantém a posição correta dos quadris, abraçar um travesseiro garante a posição correta de ombro e também que seu tórax se mantenha alinhado, assim não corre o risco de seu ombro “cair” para frente.
De costas ponha um travesseiro embaixo dos joelhos para manter a curva lombar.

E por fim.... TENHA BONS SONHOS !!!

Daniela Borges Fisioterapeuta

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...